Hoje, dia 12 de outubro, além do Dia das Crianças, comemoramos também o Dia Nacional da Leitura. A data faz parte do calendário oficial brasileiro desde 2009, após grande esforço do Instituto Ecofuturo para somar e ampliar os esforços, com o objetivo de popularizar o conhecimento e a prática da leitura no Brasil. (Veja mais informações em www.dianacionaldaleitura.com.br)
O hábito da leitura é uma das mais importantes ferramentas para desenvolver e aprimorar o conhecimento humano, principalmente na etapa de formação de crianças e jovens. Neste sentido, existem alguns programas de incentivo à leitura no Brasil para conscientizar a população dos benefícios deste hábito e da importância de ser praticado com frequência.
A Fundação Educar DPaschoal, por exemplo, possui três programas de incentivo à leitura baseados na educação e cidadania. Dentre eles, vale a pena conhecer o “Leia Comigo!”, que distribui livros educativos gratuitamente para crianças e jovens. Para saber mais sobre o trabalho da Fundação e conhecer os outros programas, acesse www.educardpaschoal.org.br .
Existem também programas do governo para ampliar o acesso da população à leitura, como o PROLER – Programa Nacional de Incentivo à Leitura, vinculado à Fundação Biblioteca Nacional, o Ministério da Cultura (MINC) e o Ministério da Educação (MEC). O projeto é voltado para a valorização social da leitura e da escrita, por meio de comitês espalhados pelo país. Para saber mais, acesse www.bn.br/proler .
Fonte: Todos pela Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário