Em sua reunião de novembro, o Conselho Diretor aprovou várias recomendações para reforçar as prioridades e metas do Plano Estratégico do RI.
Estas medidas (veja abaixo) visam manter o vigor do Rotary e torná-lo atraente para associados atuais e também para os jovens.
"Depois de discutir assuntos estratégicos durante uma semana, o Conselho Diretor chegou a um consenso com relação a vários assuntos estratégicos, o que é um avanço muito grande", disse o presidente Ray Klinginsmith.
O Conselho Diretor concordou em:
Emendar a norma relativa a opções de reuniões, frequência a reuniões e baixa de associados, visando oferecer maior flexibilidade aos clubes e fortalecê-los. Estas mudanças exigem aprovação da revisão dos Estatutos do RI e dos Estatutos Prescritos para o Rotary Club pelo Conselho de Legislação de 2013.
Financiar US$4 milhões em Subsídios para Relações Públicas todo ano, por pelo menos três anos, a partir de 2011-12, visando a promoção da imagem pública da organização.
Apoiar a criação de uma Menção do Rotary a contar de 2012-13 em substituição à atual Menção Presidencial. A nova menção será embasada no alcance de metas pré-determinadas alinhadas com os planos e direcionamento estratégico do RI e dos clubes.
Inserir os programas do RI em um modelo de "recurso e apoio" para ajudar clubes e distritos em seus serviços humanitários, e também para promover a prioridade estratégica de aumentar a capacidade do Rotary de prestar serviços.
Substituir a declaração da Visão do RI por uma declaração de seu valor escrita de forma contemporânea e expressando melhor o que o Rotary é e faz.
Empreender quatro novos programas pilotos — Associado Adjunto, Associado Corporativo, Clube Satélite, Rotary Club Inovador e Flexível — a partir de 1° de julho para aumentar o recrutamento e a diversidade do quadro associativo. Duzentos clubes participarão de cada um desses pilotos, que terão duração de três anos.
Incentivar distritos com mais de 100 clubes e 4.000 associados a se dividir em dois ou três novos distritos a partir de 1° de julho de 2012.
Muitas das mudanças foram sugeridas pela Comissão de Planejamento Estratégico, com o objetivo de engajar o quadro associativo de forma que seja mais atuante.
"O Rotary deve mudar sua cultura de clubes com ênfase em frequência a reuniões para clubes engajados", afirma o diretor do RI Stuart B. Heal, presidente da Comissão de Planejamento Estratégico. "Na próxima década, temos que abraçar esta nova cultura para continuarmos sendo inovadores."
Klinginsmith acrescenta: "Esta foi uma semana histórica para o Rotary."
Nenhum comentário:
Postar um comentário